Projeto “Ruas Vivas” foi debatido em reunião pública na Câmara

Projeto de autoria do vereador Marcos Papa, visa instituir promover o desenvolvimento sustentável da cidade
Projeto “Ruas Vivas” foi debatido em reunião pública na Câmara

A reunião pública realizada em formato híbrido na tarde desta sexta-feira, 13 de agosto, teve o objetivo de discutir o projeto de lei nº 184/2021, de autoria do vereador Marcos Papa (Cidadania), que tramita na Câmara Municipal.

O projeto que visa instituir promover o desenvolvimento sustentável da cidade, garantindo a equidade no uso do espaço público de circulação em vias e logradouros públicos.

Consistindo na destinação temporária de trechos de vias públicas para atividades de lazer, esporte, cultura e mobilidade ativa, englobando duas modalidades: Ruas Abertas e Pedestre Ativo.

O Ruas Abertas tem caráter permanente, ocorrendo em horários predeterminados aos domingos e feriados. Sendo permitidas manifestações artísticas, culturais, esportivas e de economia criativa.

E o Pedestre Ativo é a extensão temporária dos passeios sobre a ocupação de vias públicas onde transitam veículos, transformando-as em área de circulação e convívio de pessoas através de técnicas do urbanismo tático, priorizando a mobilidade não-motorizada.

Em fase de recebimento de emendas, a reunião pública teve a intenção de ouvir representantes do Executivo Municipal e organizações sociais para aprimorar o projeto.

O Diretor Superintendente e de Trânsito da Transerp, Marcelo Galli, aprovou a ideia do projeto e se comprometeu a trabalhar para a implantação.

A representante da Secretaria de Planejamento e Departamento de Mobilidade Urbana, Hellem de Freitas Miranda, acredita que é possível a implantação, com um trabalho técnico de monitoramento, mostrando que a cidade se ajusta e os benefícios que iniciativas assim trazem para todos.

O vereador Marcos Papa que conduziu a reunião, explicou que o projeto foi apresentado para o Executivo Municipal na legislatura passada, e acredita que será bem analisado.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)